Missão do Educ Ação

Participar da formação do cidadão consciente e criativo e do profissional qualificado e empreendedor, para ser capaz de contribuir ativamente com seu próprio crescimento humano e com o desenvolvimento econômico e social do seu município e do país.


Apresentação

O Programa Educ Ação é composto pelos Projetos ConectEDU, Projeto Qualificação Profissional, Projeto Rede Empregabilidade e Projeto Grubens.

A implantação desses projetos depende de parcerias com setores público e privado.Em dado município todos os Projetos do Programa Educ Ação podem ser implantados em sua totalidade ou parcialidade, dependendo do interesse local e das disponibilidades de infraestrutura e parcerias firmadas.No município de Lagoa Santa-MG a parceria realizada com a ACE/CDL –Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Santa, por intermédio de seu Centro de Treinamento do Vetor Norte-CTVN, permite o funcionamento do Projeto de Qualificação Profissional e do Projeto Rede Empregabilidade. Torna-se necessário completar o Programa Educ Ação com a implantação dos Projetos ConectEDU e Grubens.


Projeto Qualificação Profissional - Estrutura Metodológica

A ACE/CDL de Lagoa Santa e o Idesc por intermédio do Programa Educ Ação abre seu Laboratório de Informática, para a Qualificação Profissional através dos cursos demandados pelo mercado empregador:

1. Informática Essencial;

2. Auto Cad;

3. Web Designer;

4. Informática Básica -3ª idade;

5. Excel Avançado;

6. Gestão Empresarial;

7. Turismo e Hotelaria –Básico

Dentre Outros..


A Metodologia baseia-se na integração multimídia ao conteúdo a ser ensinado. Os treinandos contam com o apoio dos monitores do CTVN, que acompanham integralmente o aprendizado. Assim os objetivos pedagógicos e o ambiente de estudo criam situações que motivam o aprendizado, utilizando recursos interativos como textos, áudios, ilustrações, animações. O EAD - Ensino a Distância, no Laboratório de Informática do CTVN, é realizado pela plataforma da Evolua Educação, a principal fornecedora de Sistema de Ensino Interativo para escolas livres do país há mais de 20 anos.

Dessa forma as atividades educacionais desenvolvidas no CTVN, tem como propósito através dos cursos e oficinas profissionalizantes:

  • Desenvolver ações educacionais extra-escolares para jovens e adultos capacitando-os para o mundo do trabalho;
  • Promover o desenvolvimento socioeconômico com o favorecimento de oportunidades de trabalho e renda.
  • Disponibilizar mão-de-obra capacitada ao mercado empregador;
  • Promover a Educação continuada para empregados e empregadores;
  • Promover a conscientização dos grupos envolvidos para o compromisso social e comunitário;
  • Favorecer o fluxo de informações e disseminação de conceitos, democratizando o acesso ao conhecimento;
  • Promover o desenvolvimento de lideranças;
  • Melhorar a auto-estima, autoconfiança e a motivação de jovens e adultos, incentivando-os a participarem de ações pró desenvolvimento do município.

  • Projeto Rede Empregabilidade

    ACE/CDL Lagoa Santa disponibiliza pelo seu site um ambiente tanto para as empresas como para os demandantes de emprego cadastrarem-se. Com isso há uma interação entre o mercador empregador e o mercado de mão-de-obra.

    Os cursos profissionalizantes oferecem ao treinando uma interação com o mercado de trabalho, uma vez que são cadastrados no Banco de Emprego da ACE/CDL Lagoa Santa.

    A divulgação é realizada por vários canais de comunicação como APP Tô Aqui Lagoa Santa da ACE/CDL, de malas diretas e contatos via os convênios firmados com as empresas, dentre outros mecanismos.

    A parceria da ACE/CDL com o PROE, empresa credenciada pelo MTE a intermediar estágios remunerados também, faz parte do circuito do Projeto de Qualificação Profissional e Rede Empregabilidade.


    Projeto ConectEDU

    O Idesc é parceiro exclusivo em Minas Gerais da Techdog, empresa com excelência no desenvolvimento de Softwares e Apps, que desenvolveu o APP ConectEDU destinado a buscar o empoderamento na relação dos canais de comunicação da escola com os pais e alunos, bem como motivar e conscientizar a importância da família no processo de vida escolar do aluno.

    Essa ferramenta tecnológica é um aplicativo de celular, compatível com os sistemas IOS e Android, sendo tão somente necessário qualquer tipo de acesso a internet. O envio de mensagens utiliza o sistema "push", conferindo uma ação pró-ativa ao sistema e garantindo o recebimento e visualização pelo usuário em tempo real. Esta ferramenta foi desenvolvida pela Techdog com base e parâmetros técnicos e pedagógicos, sendo também a responsável pela gestão técnica.

    Funções do ConectEDU

    Destaque: ação de conscientização e educação contra o bullying no ambiente escolar. A escola como agente de cidadania, ética, diálogo e transformação social e cultural.

    Para os pais e alunos: disponibiliza um gerenciamento da rotina escolar completa, com “alertas push” em seus smartphones para informar inclusive notas e faltas do aluno, além dos compromissos, tarefas, avisos e mensagens adicionadas pela escola.

    Jogos Educacionais: disponibiliza jogo em forma de Quiz, com base pedagógica, exibido de acordo com a etapa escolar do aluno. O banco é colaborativo entre instituições, podendo ser enriquecido pelos professores. Possui uma base de dados composta por milhares de perguntas e respostas com base curricular.

    Para os professores: disponibiliza um diário de Classe completo na palma da mão, em forma de aplicativo, agilizando consideravelmente a rotina de trabalho do professor. Proporcionando uma opção confortável, intuitiva e com interface amigável, desobrigando o uso exclusivo de computadores para atualizarem suas tarefas diariamente, permitindo uma melhor exponencial dos resultados.

    Para a administração da escola: disponibiliza um sistema de gerenciamento pedagógico, consistente, abrangente e ágil, exibindo pontos de atenção, permitindo intervenção em tempo por parte da escola. Composto por um painel de gerenciamento completo, representado por gráficos, diversos contadores exibidos em display, indicadores e muito mais.


    Fale Conosco